quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sai o resultado do Concurso Cultural "5º Sekai no Uchinanchu Taikai"

Divulgamos o resultado do Concurso Cultural "5º Sekai no Uchinanchu Taikai", que escolheu o uniforme a ser adotado pela delegação brasileira que irá participar do evento em Okinawa (Japão).
Dentre as várias propostas enviadas ao blog www.uchinanchutaikai@blogspot.com , o modelo escolhido pela Comissão Julgadora formada pela Comissão Organizadora do 5º Sekai no Uchinanchu Taikai no Brasil, representada pelas agências: Interban Turismo, Marumiya Turismo, Oshiro Turismo e Travel Way Viagens, Turismo e Eventos, foi o da jovem Kathya Yukary Nakamura, de 28 anos.
Esta nissei (seus pais nasceram em Ozato-son, Okinawa - atual Nanjo-shi), é formada em Desenho Industrial - Programação Visual e trabalha como Assistente de arte.
Yukary conta que ficou sabendo do Concurso através do Jornal Utiná Press e se inspirou "nas camisas bem estampadas que os uchinanchus costumam usar".
O modelo escolhido pela Comissão trata-se de uma camisa amarela, que segundo sua criadora, "é a cor que mais identifica o Brasil, para os outros países. Na frente a escrita do nome do evento em japonês.
Nas costas, no alto, estaria escrito Brasil e a manga esquerda levaria uma bandeira do nosso país. Em toda a volta da barra da camisa viria uma estampa com alguns lugares que representam o Brasil, inclusive estados/ cidades onde há maior número de uchinanchus".
Abaixo, a entrevista publicada no Jornbal Utiná Press:
Utiná Press: Você já participou de alguma edição do Uchinanchu Taikai?
Yukary: "Infelizmente ainda não tive essa oportunidade. Mas com certeza um dia irei! Quem sabe na próxima edição?!"
UP: Fale um pouco sobre sua criação.
Yukary: "Aquela camisa bem estampada, normalmente com flores, representa muito bem uma vestimenta casual lá de Okinawa. Sempre que vejo alguém usando uma camisa assim, logo associo a Okinawa. Pensando dessa forma, resolvi fazer uma camisa com estampas de elementos que representam o Brasil, incluindo alguns icones das cidades com maior concentração de uchinanchus".

Uchinanchu Taikai será realizado!

Apesar dos rumores sobre o cancelamento sobre o 5º Sekai no Uchinanchu Taikai devido à tragédia ocorrida em março passado no Japão, o Comitê Executivo do evento, confirmou a sua realização entre os dias 12 a 16 de outubro em Okinawa.
Em visita recente ao Brasil, o Cônsul Honorário do Brasil em Naha e também membro da Comissão Organizadora do evento em Okinawa, Prof. Tokuichi Nishihara, confirmou à nossa reportagem sobre a realização do festival, ressaltando a importância da participação de uchinanchus do mundo todo neste grande encontro, que também estará contribuindo de alguma forma com a reconstrução do país.  Aproveitou a ocasião para convidar a todos a participarem da quinta edição do festival: " Machoibindoo! Churashima Uchinaa Mensoriyoo!" (Estaremos esperando! Seja benvindo à linda ilha de Okinawa), completou ele.

Uchinanchu Taikai - Preparativos do Uchinanchu Taikai estão a todo vapor

Apesar da tragédia que abateu o Nordeste do Japão em março passado, os preparativos do 5º Sekai no Uchinanchu Taikai, a ser realizado nos dias 12 a 16 de outubro deste ano, continuam a todo o vapor.
No início do mês passado foram anunciados o logotipo e o slogan oficiais do evento. Além disso, a Comissão Executiva do Festival Mundial Uchinanchu já lançou uma campanha local para escolher a música tema do evento.
Segundo o jornal okinawano Ryukyu Shimpo, no último dia 27 de março foi realizado na Universidade de Ryukyu o pré-evento intitulado: "Os Projetos em Âmbito Global para As Próximas Gerações", com a participação de estudantes universitários, bolsistas estrangeiros e membros da comunidade em geral para discutir os objetivos gerais do evento.
Espera-se que este festival mundial uchinanchu desempenhe papel importante na promoção contínua e progressiva do intercâmbio, visando transformar a ilha em um lugar de convivência multicultural aberto ao mundo.
Nos festivais realizados até o momento, diferentes ramos foram tratados tendo em vista o desenvolvimento da rede Uchinaa. Teve-se como resultado sua expansão com o passar do tempo.
Por outro lado, nas comunidades okinawanas no exterior, a formação das próximas gerações que vão levar consigo essa rede tornou-se um assunto de suma importância. Na província, busca-se a compreensão da população local a respeito das dimensões dessa rede.
Pretende-se proporcionar a jovens que tiveram experiência no exterior (EUA e Ásia) em áreas como negócios sociais, turismo etc. oportunidades de refletir como utilizar seus conhecimentos em prol da rede Uchinaa.
Nas próximas edições traremos mais notícias a respeito deste grandioso evento.